Aos 5 anos
Esta idade
marca o fim e o começo duma etapa de crescimento. A própria criança parece ter
consciência de ter atingido um cume ao dizer: “Tenho 5 anos!”.
Torna-se
mais dona de si mesma, mais reservada. A sua relação com o ambiente
manifesta-se em termos mais amistosos.
O seu mundo
é de aqui e de agora. O centro deste mundo continua a ser ocupado pela mãe. Não
tem ainda maturidade para formar conceitos e sentir emoções abstractas.
Possui um forte sentido de posse, sobretudo com as coisas de que gosta.
Possui um forte sentido de posse, sobretudo com as coisas de que gosta.
Dentro do
âmbito familiar fará perguntas próprias: Para que serve? De que é feito? Pensa
antes de falar. Querem saber para sentir a satisfação do êxito pessoa] e de
aceitação social.
Aos 6 Anos
Aos 6 anos,
a criança deseja a companhia de outras crianças. No jogo e nos seus
companheiros encontra as suas próprias experiências que, unidas ao ensino e
exemplo dos mais velhos, a ajudarão a alcançar um maior equilíbrio e maturidade
psicológica.
Uma mudança
psicológica na sua personalidade
Adquiriu já
um número considerável de conhecimentos que vão aumentando e variando
constantemente as noções que tem do mundo. Quanto mais rico se torna em noções,
menos rico é em intuições. Compreende mais coisas, mas adivinha menos. É mais
inteligente e menos intuitivo (embora o seja e muito).
A mudança
que se manifesta nesta etapa é devida também à educação. Se dia após dia, os
excessos dos impulsos são travados, e os desvios orientados, algo se terá de
reflectir na personalidade da criança.
Retirado
de: http://educacao.aaldeia.net
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