É o período em que o indivíduo
consolida as noções de número, substância, volume e peso. Já é capaz de ordenar
elementos por seu tamanho (grandeza), incluindo conjuntos, organizando então o
mundo de forma lógica ou operatória. Já podem
compreender regras, sendo fiéis a ela, e estabelecer compromissos. A
conversação torna-se possível (já é uma linguagem socializada), sem que no
entanto possam discutir diferentes pontos de vista para que cheguem a uma
conclusão comum.
Em suma as crianças sofrem as seguintes alterações nestas
seguintes componentes:
Espaço -
organiza-se pela organização diferenciada dos vários espaços. A criança vai
conhecendo os vários espaços nos quais interage, organizando-os. Também aqui
está presente a reversibilidade do real, onde o conceito de espaço está
relacionado com o conceito de operação. O espaço isolado por si só não existe.
Tempo - não
há reversibilidade do real, o tempo existe apenas no nosso pensamento, os
acontecimentos sucedem-se num determinado espaço, e o tempo vai
agrupando-os.
Peso - para que a
criança domine este conceito é fundamental que compare diversos objectivos para
os poder diferenciar.
Classificação -
primeiro a criança tem que agrupar os objectos pela sua classe e tamanho,
depois os classificar e consequentemente adquirir conceitos.
Operações numéricas -
primeiro a criança aprende o conceito de número e seriação, por volta dos sete
anos, depois a classificação da realidade, mas essa classificação vai variando
conforme a aprendizagem que ela vai fazendo ao longo do tempo.
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