sábado, 1 de junho de 2013

O lúdico na iniciação desportiva

A brincadeira é uma forma de desenvolvimento de competências quer comportamentais, quer motoras, aprender competências úteis para a vida posterior, uma oportunidade de iteração social e desenvolvimento de competências sociais, tal como o desenvolvimento da criatividade e imaginação. A educação física serve-se da brincadeira na iniciação desportiva, tornando a prática desportiva mais próxima do mundo das crianças, além de ter como um dos seus principais objectivos o desenvolvimento motor, cognitivo, social e psíquico das crianças que a praticam.

Para Gabarra, Rúbio e Ângelo (2004) a utilização do lúdico no momento da iniciação desportiva é fundamental para que as crianças sintam prazer na mesma. É importante ressaltar que a motivação intrínseca para o desporto na infância constitui um factor preponderante para a permanência na prática desportiva, reforçando a ideia do lúdico como favorecedor da motivação.



Carvalho (1987) menciona a importância das experiências desportivas na infância no sentido da busca do prazer e da adesão livre, colocando a criança como a protagonista do gesto, proporcionando a ela, e não apenas ao educador, o significado da sua acção  Esta perspectiva favorece uma atitude activa da criança no processo de iniciação desportiva, desenvolvendo a sua autonomia, criatividade e espontaneidade, além de proporcionar desde a infância o conhecimento e apropriação do próprio corpo, das suas capacidades, da sua necessidade de cuidado.


Sem comentários:

Enviar um comentário