A
necessidade de participação em atividades desportivas tem vindo a ser cada vez
mais incentivada junto da população em geral, existindo diversas oportunidades
de envolvimento ao longo das várias etapas do desenvolvimento humano, variando
obviamente o tipo de objetivos e “exigências” que são propostas aos
participantes.
Uma
dessas etapas remete para a inserção de crianças e jovens em atividades de
iniciação e formação desportiva. Neste caso, interessa analisar o modo como os
mais novos respondem às experiências desportivas que lhes são oferecidas,
observando-se não só a forma como está organizada a competição e os próprios
clubes, mas também o tipo de reações e comportamentos que os atletas apresentam
nessas situações. De um modo geral, defende-se que esta integração deve
permitir aos jovens o seu desenvolvimento pessoal e desportivo, representando
sinais deste crescimento a possibilidade de poderem competir e jogar como os
outros colegas de equipa, o envolvimento no estabelecimento dos seus objetivos
e, principalmente, os sentimentos positivos experienciados na atividade
desportiva.
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CIPDE’07
–
Conferência
Internacional de Psicologia do Desporto & Exercício. Braga 2007
(Gomes,
1997; Martens, 1996; Martens, Christina, Harvey, & Sharkey, 1981; Orlick
&
Zitzelsberger,
1996).
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