quinta-feira, 23 de maio de 2013

A formação desportiva para crianças


A necessidade de participação em atividades desportivas tem vindo a ser cada vez mais incentivada junto da população em geral, existindo diversas oportunidades de envolvimento ao longo das várias etapas do desenvolvimento humano, variando obviamente o tipo de objetivos e “exigências” que são propostas aos participantes.




Uma dessas etapas remete para a inserção de crianças e jovens em atividades de iniciação e formação desportiva. Neste caso, interessa analisar o modo como os mais novos respondem às experiências desportivas que lhes são oferecidas, observando-se não só a forma como está organizada a competição e os próprios clubes, mas também o tipo de reações e comportamentos que os atletas apresentam nessas situações. De um modo geral, defende-se que esta integração deve permitir aos jovens o seu desenvolvimento pessoal e desportivo, representando sinais deste crescimento a possibilidade de poderem competir e jogar como os outros colegas de equipa, o envolvimento no estabelecimento dos seus objetivos e, principalmente, os sentimentos positivos experienciados na atividade desportiva.


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CIPDE’07
Conferência Internacional de Psicologia do Desporto & Exercício. Braga 2007
(Gomes, 1997; Martens, 1996; Martens, Christina, Harvey, & Sharkey, 1981; Orlick &
Zitzelsberger, 1996).

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