Piaget divide o desenvolvimento cognitivo a partir de quatro estádios, sendo eles:
Estádio sensório-motor (0-2 anos):
- antes dos 8 meses: é como se o mundo não fosse constituído por objectos, mas sim por uma sucessão de
imagens, sem ligação entre si, em que as coisas deixam de existir quando deixam de ser percepcionadas;
- progressivamente, vai sendo capaz de agir intencionalmente, de modo cada vez mais coordenado, para
obter o fim pretendido (ex.: obter um objecto), utilizando, para tal, não só a acção do próprio corpo, como fazia anteriormente, mas também outros objectos;
Estádio pré-operatório (2-7 anos):
- função simbólica: capacidade de representação mental e simbolização;
- egocentrismo intelectual: a criança acha que o mundo foi criado para si e não é capaz de perceber o ponto
- animismo: o egocentrismo estende-se aos objectos e outros seres vivos, aos quais a criança atribui
intenções, pensamentos, emoções e comportamentos próprios do ser humano;
- pensamento mágico: a realidade é aquilo que a criança sonha e deseja, e dá explicações com base na sua
imaginação, sem ter em consideração questões de lógica;
- interessa-se essencialmente por resultados práticos;
Estádio das operações concretas (7-11/12 anos)
- pensamento lógico: tem capacidades para realizar operações mentais, pois compreende que existem
acções reversíveis (percebe que é possível transformar o estado de um objecto, sem que todo o objecto mude, e depois reverter esta transformação, voltando ao estado inicial);
- já não se baseia na percepção imediata e começa a compreender a existência de características que se conservam, independentemente da sua aparência: adquire assim a noção de conservação da matéria sólida (ou substância), mais tarde da líquida (exemplo acima referido da conservação da qualidade de água), depois do peso e, por fim, do volume;
Estádio das operações formais (12-16 anos)
- consegue realizar não só operações concretas mas também operações formais. Ex.: Problema. três
pessoas A, B e C estão sentadas num banco de jardim. Quantas hipóteses existem relativamente à ordem em que estão sentadas?
Neste estádio, já é possível resolver este problema usando o pensamento abstracto (operação formal): consegue-se colocar mentalmente todas as hipóteses.
- pensamento abstracto: é capaz de se desprender do real e raciocinar sem se apoiar em factos, ou seja, não precisa de operacionalizar e movimentar toda a realidade para chegar a conclusões;
- raciocínio hipotético-dedutivo: coloca hipóteses, formulando mentalmente todo o conjunto de explicações
possíveis;
- percebe que existem múltiplas formas de perspectivar a realidade e que a sua percepção é apenas uma
dentro de um conjunto de possibilidades;
Sem comentários:
Enviar um comentário