sábado, 11 de maio de 2013

O Desenvolvimento Cognitivo, segundo Piaget

Piaget divide o desenvolvimento cognitivo a partir de quatro estádios, sendo eles:

Estádio sensório-motor (0-2 anos): 

- inteligência prática, baseada em sensações, emoções e movimento. O mundo do bebé é apenas o que ele vê e sente, segundo a sua perspectiva.

- antes dos 8 meses: é como se o mundo não fosse constituído por objectos, mas sim por uma sucessão de 
imagens, sem ligação entre si, em que as coisas deixam de existir quando deixam de ser percepcionadas;

- progressivamente, vai sendo capaz de agir intencionalmente, de modo cada vez mais coordenado, para 
obter o fim pretendido (ex.: obter um objecto), utilizando, para tal, não só a acção do próprio corpo, como fazia anteriormente, mas também outros objectos; 


Estádio pré-operatório (2-7 anos):


- função simbólica: capacidade de representação mental e simbolização; 

- egocentrismo intelectual: a criança acha que o mundo foi criado para si e não é capaz de perceber o ponto 
de vista do outro (acha que os outros pensam e sentem da mesma forma que ela); 

- animismo: o egocentrismo estende-se aos objectos e outros seres vivos, aos quais a criança atribui 

intenções, pensamentos, emoções e comportamentos próprios do ser humano; 

- pensamento mágico: a realidade é aquilo que a criança sonha e deseja, e dá explicações com base na sua 
imaginação, sem ter em consideração questões de lógica;

- interessa-se essencialmente por resultados práticos; 


Estádio das operações concretas (7-11/12 anos)


- pensamento lógico: tem capacidades para realizar operações mentais, pois compreende que existem 
acções reversíveis (percebe que é possível transformar o estado de um objecto, sem que todo o objecto mude, e depois reverter esta transformação, voltando ao estado inicial);


-  já não se baseia na percepção imediata e começa a compreender a existência de características que se  conservam, independentemente da sua aparência: adquire assim a noção de conservação da matéria sólida (ou substância), mais tarde da líquida (exemplo acima referido da conservação da qualidade de água), depois do peso e, por fim, do volume;

Estádio das operações formais (12-16 anos)

- consegue realizar não só operações concretas mas também operações formais. Ex.: Problema. três 
pessoas A, B e C estão sentadas num banco de jardim. Quantas hipóteses existem relativamente à ordem em que estão sentadas? 

Neste estádio, já é possível resolver este problema usando o pensamento abstracto (operação formal): consegue-se colocar mentalmente todas as hipóteses. 

- pensamento abstracto: é capaz de se desprender do real e raciocinar sem se apoiar em factos, ou seja, não precisa de operacionalizar e movimentar toda a realidade para chegar a conclusões; 

- raciocínio hipotético-dedutivo: coloca hipóteses, formulando mentalmente todo o conjunto de explicações 
possíveis; 

- percebe que existem múltiplas formas de perspectivar a realidade e que a sua percepção é apenas uma 
dentro de um conjunto de possibilidades;


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