segunda-feira, 8 de abril de 2013

Freud - Fases de desenvolvimento

Freud distinguiu três principais fases de desenvolvimento sexual nas crianças, sendo elas a fase oral, anal e genital.




Fase oral (0 aos 2 anos): Nesta fase a zona erógena é a boca. O prazer sexual, predominante na boca e nos lábios está associado à alimentação, sendo visível na sucção. O bebé leva ainda os objectos à boca como meio para explorar o ambiente.









Fase anal (18 meses aos 4 anos): Esta fase consiste na aquisição do controlo dos músculos relacionados com a evacuação. A criança vai aprender que existem locais determinados a esse efeito. É preciso ter cuidado pois a criança pode reagir de diversas formas a estas exigências de higiene. Pode reter as fezes e causar dor, ou por contrário expeli-las nos momentos menos adequados.






Fase genital (11 aos 18 anos): Na adolescência e em virtude da maturação do aparelho genital e da produção de hormonas sexuais, activa-se o desejo do prazer. A transição da sexualidade infantil para a sexualidade madura exige escolhas e decisões de forma realista e incorporadas na sociedade, fora do universo familiar. Se os conflitos característicos de fases anteriores forem resolvidos de forma satisfatória, a criança/jovem entra na última fase com a libido em torno dos órgãos genitais e permanece assim durante toda a vida. Nasce a capacidade de amar e partilhar o prazer. Freud concluí que a fase genital é a recta final de um percurso iniciado na sexualidade auto-erótica (bebé/criança satisfaz-se a si próprio) até à sexualidade orientada (indivíduo integrado na sociedade).




Sem comentários:

Enviar um comentário